Como eu era antes de você, Jojo Moyes

sábado, 8 de novembro de 2014
A gente sabe que um livro é bom quando ele te faz mudar seu jeito de pensar. E o Como eu era antes de você, é um deles.
   Eu gostei tanto desse livro que não sei por onde começar esta resenha, motivo no qual eu escrevi e rescrevi este parágrafo várias vezes.
   Pois bem, acho melhor eu começar pelo começo: como muitos outros livros que eu já resenhei, esse aqui estava na minha lista de desejos fazia um tempão, desde o ano passado, em 2013.
   Fui comprá-lo em setembro, durante uma visita à minha antiga cidade. Mas como eu tinha muitos outros livros par ler, o guardei e deixei a leitura para outubro, no mês do meu aniversário, como se fosse um presente para eu mesma.
   E foi assim que comecei a ler o livro que eu achava que era de um jeito, mas que no final, descobri que ele não era bem assim como eu achava que seria.
   A princípio, eu achava que o Como eu era antes de você contava a história de um homem "todo poderoso" que sofreu um acidente e acabou numa cadeira de rodas, com um péssimo humor e todo ranzinza.
   Também achava que uma moça, que o conheceria depois do acontecimento, o ajudaria a enxergar o lado bom da vida, e eles terminariam felizes para sempre.
   Mas eu estava meio certa.

   Na verdade, Will Traynor, o "todo poderoso", era o que se diria, um business man, de mais ou menos trinta anos, que ao sair de seu apartamento em Londres para ir trabalhar, sofre um acidente gravíssimo que o deixa com quase total perda de movimentos.
   Ele vai morar com seus pais em Stortford, um cidadezinha turística na Inglaterra (que me deixou bastante curiosa, porque no livro, um dos pontos de referência para localização na cidade é um castelo) e dois anos após seu acidente, uma moça chamada Louisa Clark, que está sem emprego e que mora numa pequena casa com sua mãe, pai, avô, irmã e sobrinho, (onde o dinheiro é pouco) começa a trabalhar como ajudante de Will na casa dos Traynor.
   De primeira, ela não se dá bem com Will. Ele não a trata bem, a insulta e a ignora na maior parte do tempo. Ela só não desiste do emprego por falta de opção e porque os pais de Will a pagavam muito bem. Além do curto prazo de seis meses.
   Ao longo dos dias, Lou e Will passam a se entender melhor, o que vai melhorando a relação dos dois. Mas o que Lou não esperava era que havia uma razão muito séria na qual ela estava ali. Através de uma conversa que ela escutou sem querer, Lou descobriu que Will tinha dado um prazo de seis meses para sua família se acostumar com a ideia de que ele iria para uma clínica na Suiça dar um fim na sua vida.
   Lou simplesmente não aguenta o que ouve, se sente muito mal por, de certa maneira, estar envolvida em tudo isso. Mas ela decide que a vida é algo na qual nós não podemos desistir, então ela faz um plano. E sua meta é convencer Will Traynor de que ele tem que viver e ela o mostrará o quanto a vida vale a pena.
   Aí, pessoal, eu deixo para vocês descobrirem. E só posso dizer o quanto eu aprendi ao ler esse livro, a agradecer as coisas que eu posso fazer, de poder acordar todos os dias e fazer o que eu mais amo.
Lou não só mudou Will, mas ele a mudou também!
   Depois de minha leitura, passei a enxergar a vida por diferentes pontos de vista. Li algumas resenhas desse livro e assim como outras pessoas que o leu, também fiquei com raiva dos pais de Will por não fazerem nada a respeito e pensei muito no fato de como o mundo ainda não está preparado para pessoas que têm deficientes físicos. Durante todo o livro, a gente notava como era difícil um cadeirante passear pela calçada. E detalhe: o nosso personagem morava na Inglaterra! Imaginem no Brasil...

   Em algumas partes, achei a narração um pouco cansativa, mas na maior parte do tempo, li tão rápido e passei horas com o livro nas mãos, pois mesmo sendo uma história um pouco triste, ela te prende, como um imã. Quem "narra" a história é a própria Lou, mas em alguns capítulos, outros personagens contam um pouco da história.
   Apesar dos pesares, me diverti lendo o Como eu era antes de você. E me surpreendi mais do que eu pensava :) Ah, e não é só drama, não, a gente vive uma história de amor com esses dois...
   Eu recomendo a leitura e quero ler mais livros de Jojo Moyes em breve!

Como eu era antes de você é da Editora Intrínseca, escrito por Jojo Moyes.

Beijos,

Aninha :)


 Facebook  Twitter  Instagram



0 comentários:

Postar um comentário

Para comentar, é só escrever no quadro abaixo e selecionar seu ID em "Comentar como".

Vou amar saber o que você achou do meu post e se você deixar seu link aqui, quem sabe não visito seu blog também?

Volte sempre :)

Back to Top