Playing with fun - "Save the Pigeon"

terça-feira, 5 de novembro de 2013
Um dos criadores do jogo "Save The Pigeon" conversou comigo sobre o aplicativo - viciante - e como ele teve essa ideia, que por sinal, é muito bacana!
Foto: Divulgação
   Hoje em dia, não há quem não tenha várias páginas no celular cheias de joguinhos! Eu mesma, às vezes me pego fazendo uma "limpa" nos meus aplicativos, senão fica uma desorganização...

   Como eu sei que a maioria de vocês, leitores, amam ficar sabendo de aplicativos novos - haha! - decidi apresentar para vocês o jogo "Save The Pigeon", através de um depoimento de Cristiano, um dos criadores. Confira:

Onde tudo começou

"Tenho um filho de 3 anos de idade, quase 4 anos, e ele simplesmente adora jogos eletrônicos. Joga desde Wii a jogos de computador. Como todo “jogador” antenado, ele também adora games para celular,  especialmente para Android, pois é a plataforma de meu celular (que sou praticamente obrigado a emprestar pra ele ☺).
Certo dia pensei: "Porque não criar um joguinho para celular? Meu filho poderia jogar um joguinho feito por mim, isso seria muito legal!”.
Fiquei então pensando se algo poderia ser feito. De repente veio algo em minha cabeça. E para minha sorte, tenho um irmão que trabalha com programação para celular e é muito bom em programação Android e tenho outro irmão que desde de pequeno desenha muito bem e entende bastante de criação e programas tipo Photoshop.

Então pronto, a equipe estava montada. Tínhamos uma pessoa para a criação do jogo, um programador e um desenhista. A missão agora seria tirar a ideia da minha cabeça e passar para o papel.
Comecei então a montar um doc (story board) com o que havia pensado. Meus irmãos foram refinando minhas idéias e surgiu um jogo que pipas ficavam subindo e o jogador deveria tocá-las e esmagá-las, devendo evitar as pipas eletrocutadas para que não perca pontos de vida. Ao término de 3 corações, o jogo acabaria.

Porém faltava um personagem. Foi quando meu irmão disse: "Vou colocar um pombo em um fio para que ele fique na tela e dê mais carisma ao game.” e o outro completou: "Podíamos deixar o usuário clicar nele para que ele saia voando e possa interagir com o pombo.”
Depois disso estávamos com a faca e o queijo na mão. Alterei a mecânica do jogo que ficou focado no pombo. 

Nessa nova mecânica, não importa quantos corações o jogador tenha, se uma pipa acertar o pombo no fio, ele vira um pombo assado e o jogo acaba. E ainda continua valendo o fato de não poder tocar nas pipas eletrocutadas.

Fazendo algumas modificações

O jogo ficou bem dinâmico e desafiador, pois foi aumentando a dificuldade conforme os pontos aumentavam. E também, ficou um pouco difícil para meu filho jogar, então bolei o módulo KIDS. Nesse módulo, o jogo não sai do primeiro nível. Meu filho simplesmente adorou a ideia e pede para jogar praticamente todos os dias. A partir daí surgiu o game “Save the Pigeon”. Que visa à diversão e tem um propósito de mostrar que não se deve soltar pipas próximas a rede elétrica.

A primeira versão do jogo “Save the Pigeon lite” possui gráficos modestos, porém serviu para aprendermos muito e, como o principal jogador (meu filhão) simplesmente adorou o jogo. Resolvemos lançar o jogo na Play Store do Google.

Tivemos 50 downloads em um dia e 12 comentários 5 estrelas. Achamos isso ótimo para um jogo que não tinha o mínimo de propaganda e possuía um aspecto ainda amador. Então resolvemos lançar uma versão com gráficos mais trabalhados e alguns mimos (Por exemplo, inserimos neve no jogo e o pombo veste um cachecol e gorro para se proteger do frio!) 
O jogo foi lançado em 30 de julho e possui quase 5 mil downloads.

Foto: Reprodução
Estava, então, surgindo a Brothers N Games (sugestivo não??? ☺) e temos como lema “Play with fun*”, ou seja, não pretendemos criar jogos para você ficar grudado o dia todo no celular, e se esquecer do mundo, ou ficar passando raiva porque o jogo é muito difícil. Queremos que vocês se divirtam, jogando com diversão.

Sobre o Save The Pigeon

Objetivo do jogo: Acumular pontos e bater seu próprio recorde (você também pode postar sua pontuação no Facebook e desafiar seus amigos a ganharem de você!).

Modo de jogar: Não deixe as pipas acertarem o pombo. A única pipa que pode acertar o fio é a pipa eletrocutada. Todas as outras pipas irão assar o pombinho e assim o jogo acaba.
Não toque nas pipas eletrocutadas, eles retiram um coração e se você ficar sem corações o jogo acaba.
Quando o pombo estiver descansado (o símbolo do pombo ficará amarelo e um som indicará que está completo) toque no pombo para que ele possa voar. Nesse momento, quando as pipas acertam o fio do poste, o pombo não será assado e você apenas perderá um coração.

Nesse jogo você estará exposto às condições climáticas de uma cidade. Pode chover ou nevar. Caso esteja chovendo ou nevando, o símbolo do pombo ficará com um X, indicando que você não pode mandar o pombo voar. Portanto redobre a atenção e não deixa as pipas acertarem o fio.

Foto: Reprodução
A dificuldade do jogo vai aumentando e as pipas começam a fazer zigue-zague, sumir e aparecer, variar de tamanho, velocidade, etc.

Novidades

Bom pessoal... Espero que vocês tenham gostado desse post. Eu me diverti muito contando como foi criado o primeiro jogo da Brothers N Games. Espero voltar aqui outras vezes para contar pra vocês sobre nossos novos jogos que estamos criando. 

Pra deixar todo mundo curioso, o nome do jogo é “World of Playpuff”. Esse game será diferente do “Save the Pigeon”, será um game de puzzle, com fases e criaturas encantadas. Fica aqui uma imagem do game. Esse game que, com certeza, irá divertir muito a todos.

Foto: Divulgação


E não se esqueçam: “Play with fun”!

Abraços.


A Brothers N Games agradece muito a Aninha, criadora desse blog sensacional, pelo espaço que nos foi dado. E agradecemos, também, a todos os usuários desse blog que fazem dele esse grande sucesso."

* "Play with fun", traduzido para o português significa "Jogue com diversão!".

   Muito legal, não? Adorei a história de como o jogo foi criado :) Para quem ficou interessado, para baixar o jogo é fácil: ele pode ser encontrado na PlayStore clicando aqui! Se você é usuário da Apple Store, não se preocupe, em breve o jogo será lançado também na versão Apple!

Espero que vocês tenham gostado dessa participação especial!

Beijos,

Aninha :)


 Facebook  Twitter  Instagram

2 comentários:

  1. Não achei esse app, mas parece bom.
    beijos,tenha uma ótima semana.
    http://www.overdoseofglam.com

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bom, não conhecai o app.
    http://marymicucci.com
    @marymicucci

    ResponderExcluir

Para comentar, é só escrever no quadro abaixo e selecionar seu ID em "Comentar como".

Vou amar saber o que você achou do meu post e se você deixar seu link aqui, quem sabe não visito seu blog também?

Volte sempre :)

Back to Top