Rodrigo Batalha no Blog da Aninha - "Você está com medo do vestibular?"

quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Neste mês, o Blog da Aninha contou com a participação especial do escritor e palestrante Rodrigo Batalha, que fez um texto especialmente para você, vestibulando!


   O vestibular está aí e eu aposto que quem vai fazer as provas deve estar super ansioso e estudando para valer!
   Todo mundo fica aflito nessas ocasiões, isso é fato! Mas sabe de uma coisa? A gente não precisa ficar nessa vibe de medo, ansiedade e neuras de que 'se você vai passar ou não'. A dica é se preparar bem para arrasar nas provas e acreditar que vai conseguir se sair bem. 

   E é sobre isso que Rodrigo Batalha (autor de dois livros: "Medo - o controle em suas mãos" e "Desempenho Máximo, estratégias para conquistar os seus objetivos" e palestrante e recordista brasileiro de esportes radicais!), fala para a gente.
Campeão desde sempre

Pois é. Você já era um vencedor antes mesmo de nascer. Concorreu com outros 05 milhões de desafiantes e venceu. Lembra disso? Tudo bem, eu também não lembro. Mesmo assim, meus parabéns: você é um espermatozoide campeão!
Já parou para pensar no quanto houve de mérito naquela vitória? Pode parecer que não, mas vencer milhares de concorrentes neste caso já diz algo muito importante sobre nós. Claro, somos vencedores antes mesmo de nascer. Fomos os mais fortes, mais rápidos e espertos, e saímos campeões daquela corrida maluca, gerando esta pessoa bacana que agora está lendo esse artigo. Isso é genial! Então quem é que vai dizer que não somos capazes? 
O que é um vestibularzinho de 50 candidatos/vaga perto do que já vivemos anos atrás, quando a disputa envolvia 05 milhões de desesperados para uma só vaga pela vida no útero da mamis? Caramba, eram 5.000.000 por um num concurso muito mais sério. E nós vencemos!!!!!!!!

Mas o que isso tem a ver com nossa capacidade de passar num concurso hoje? Vou explicar. Quando você pega um copo com água e bebe, é porque sabe que aquele copo está ali e a água está dentro dele, certo? Ou seja, isso é uma crença. Você tem uma certeza tão absoluta, que vai lá, pega o copo e vira toda a água goela abaixo. Em resumo, nossos melhores resultados partem de uma forte crença sobre aquilo que somos capazes de fazer. E neste caso, quanto mais sede, mais vontade!

Já percebeu que o sujeito que está em dúvida geralmente acaba se dando mal no futebol, na natação ou até no vídeo game? A explicação é simples. Quando não acreditamos, nosso cérebro não impõe o melhor de nós e nem procura as mais incríveis ferramentas a fim de alcançar o objetivo. É como estar dirigindo um carro de corrida. Se acreditarmos firmemente que podemos vencer, vamos acelerar o carro ao máximo. Quem não acredita vai dirigir sem vontade, a 20 km/hora. Esse não vence mesmo.

Podemos dizer então que temos que unir vários fatores para sermos vencedores, e o primeiro de todos se chama “crença”. Em outras palavras, temos que ter uma imensa certeza de que somos capazes e vamos ser aprovados. Feito isso, o cérebro faz o resto. No entanto, essa crença tem que estar sustentada por pernas, assim como uma mesa. Essas pernas são os estudos que faremos das matérias. Sem elas a crença cai no chão. Ou seja, quanto mais soubermos, melhor.

Muitos alunos não passam no vestibular e em outros concursos apenas por não acreditarem. Acham que é muito difícil, concorrido, que deixa nervoso, etc. É justamente essa interpretação que cria uma crença ruim que impede que eles façam o melhor que podem. É como começar uma corrida caminhando, sem vontade. E como fazer para acreditar em nossa competência? Da mesma maneira que vencemos os medos, inclusive o medo de não passar no vestibular.

Em primeiro lugar, todo mundo é igual em termos de capacidade. Temos cérebros de igual potencial. A diferença é o quanto vamos acreditar em nosso íntimo, e após isso, quantas armas (estudos) vamos buscar para solidificarmos nossa crença na aprovação. 
O medo, por exemplo, é apenas um sentimento, e só existe na cabeça. É fruto de pensamentos ruins. Infelizmente o ser humano tem a tendência natural a pensar mais no que não quer ao invés de pensar no que tanto deseja. Mas ele (o medo) pode servir para uma coisa: como sinal de alerta para anteciparmos algumas ações. 

Se um time de futebol pudesse ver o futuro e soubesse que levaria de 4 x 0, com certeza eles teria se preparado melhor, estudado mais o jogo, o adversário, feito melhor condicionamento físico e acreditado fortemente na vitória. Isso já seria o suficiente. Podemos fazer o mesmo, unindo uma das maiores armas contra o medo: a fé em nossa capacidade. E toda fé em capacidade tem que ser sustentada, assim como as pernas de uma mesa.

Muito estudo, alegria, visualização da vitória, esporte e alimentação saudável. Os ingredientes são esses, e posso provar cientificamente que eles se completam como as melhores armas para a vitória. A alegria e o pensamento positivo produzem substâncias importantes para motivar o cérebro e ofuscar o medo; o esporte exercita, oxigena, estimula nosso raciocínio rápido, produz uma química positiva para os neurônios, e ao mesmo tempo da um refresco fundamental para a máquina; a visualização da vitória motiva e fortalece a crença; e a alimentação saudável nutre nosso sangue e organismo com a melhor matéria prima para deixar nosso cérebro como uma Ferrari. 

Se unidos a uma forte crença, muito difícil não ser aprovado. Mesmo porque, os outros concorrentes não estão lendo este artigo.
Ah... E se no passado o trote de ser o espermatozoide campeão foi uns tapinhas na bunda, no vestibular a coisa é diferente. Vai preparando a cabeleira e não se esqueça de me convidar pra festa! J

- Rodrigo Batalha
   Entendeu como funciona nossa mente? Se você acreditar que é capaz de tudo, você será capaz de tudo! 
  No começo do ano, a pedidos do pessoal da minha sala, escrevi várias dicas de como se preparar para os estudos, leia aqui
   Adorei a colaboração do Rodrigo com o blog, acredito que motivará a todos que estão nessa época da vida. 

Foto: Divulgação
Rodrigo Batalha é especialista em Condicionamento Neuroassociativo formando na Universidade AR Mastery University em Los Angeles e em Neurolinguística, além de várias outras graduações como Administração de Empresas e Recursos Humanos.Tem dois livros publicados pela Editora Saraiva. Compre-os aqui



Beijos,

Aninha :)

 Facebook  Twitter  Instagram

19 comentários:

  1. nossa, eu lembro que sofri muito na minha época de vestibular!
    graças a Deus hoje já estou na pós!
    Beijos!

    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  2. Vestibular é o terror de muitos,
    A baixo deixo com vocês, os links do blog e site. O blog é novo, e prometo publicar mais posts assim que possível. O site está maravilhoso, confiram!

    Site: www.ninhodegato.com.br/

    Blog: www.ninhodegato.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  3. Minha época de vestibular foi bem sofrida.. ainda bem que já passou!! Hehe..
    Já tem post novinho esperando por você!!
    Está rolando um sorteio super legal no blog.. não deixe de participar!! Muitos beijinhos..

    ➥ www.rolamuito.com

    ResponderExcluir
  4. Era o post que eu estava precisando! Adorei!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  5. É um texto que nos motiva muito, não só para o vestibular, mas para a vida. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Enem ta chegando e as escolas publicas em greve! É horrível porque, os que já estavam inseguros, agora não se sentem preparados.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas, esse é meu ano do vestibular e precisava mesmo!

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto... dá um ânimo pra prova que vou fazer domingo, mas não estou ansiosa, graças a Deus.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sim, muito medo!
    Mas com fé em Deus, tudo da certo (:
    amei esse texto! beijos :*
    http://www.exageroderimel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olha, tenho medo sim! rs
    Muiiito medo! Enem chegando... =Medo! ra

    Participa do sorteio do meu blog flor?
    http://pequenamenina31.blogspot.com.br/2013/09/sorteio-em-parceria-com-thanys-cristina.html

    ResponderExcluir
  11. Adorei o texto... temos que acreditar mesmo, que podemos e com certeza iremos conseguir! :) Ano passado eu fiquei bem nervosa, mas agora que to na faculdade parece que faz tanto tempo hahahaha.

    http://teoremanath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi linda adorei a visitinha , seu blog é uma graça!
    Volte sempre , estarei por aqui mais vezes!
    beijoos

    http://garotinhaglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, me lembro da minha época de vestibular, eu não tinha medo da prova, tinha medo de não passar. As provas pareceram fáceis pra mim de taanto que estudei rs
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. nossa, vestiba é bronca mesmo... não passei numa federal, passei numa particular e ano q vem me formo =DD

    http://teoremanath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Bem legais as dicas! Ainda bem que já passei dessa fase de vestibular, haha.
    Já estou te seguindo!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  16. Eu tô na época de vestibular e para mim é muito difícil, sem falar que tem hora que você pensa que não vai conseguir aí bate aquele desespero. Mas vou seguir esses conselhos e vai dar tudo certo.
    beijinhos ;)

    ResponderExcluir

Para comentar, é só escrever no quadro abaixo e selecionar seu ID em "Comentar como".

Vou amar saber o que você achou do meu post e se você deixar seu link aqui, quem sabe não visito seu blog também?

Volte sempre :)

Back to Top