O Menino do Pijama Listrado

segunda-feira, 15 de julho de 2013
Já fazia tempo que esse livro estava na minha wishlist de livros. Até que um dia, minha professora de português disse que O Menino Do Pijama Listrado seria o nosso "livro de férias"...


   ... Sim, livro de férias! Dá para acreditar? Mas como eu me dou bem com os livros, para mim foi ótimo - e uma boa desculpa para passar na livraria.
   Muitas pessoas elogiam muito esse livro, que tem até filme (que certamente eu assisti depois de terminar a leitura) e sempre fazem o mesmo comentário: "Eu chorei no final". Bom, já deu para perceber que é uma história que mexe com a gente.

   De cara, eu o achei com uma aparência meio "suja", mas depois que eu fiquei sabendo que O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne, conta uma história que se passou na Segunda Guerra Mundial, quando os judeus foram massacrados e mortos em massa e seus uniformes de prisioneiros eram listrados, entendi a proposta da capa, que é como se fosse o pijama, bem desbotada e claro, com listras.

   Eu presto muita atenção em como um livro é impresso, porque dá muita diferença na hora de ler. Este livro é bem curtinho, com um pouco mais que 100 páginas. 
   As letras são de tamanho médio e uma coisa que notei é que as falas são escritas com aspas, o que deixa o texto um pouco "embaralhado" - rsrs - na minha opinião, mas não atrapalha em nada.

   É um texto muito gostoso de ler e o autor passa direitinho o que o menino Bruno, filho de um comandante alemão super importante pensa sobre tudo o que está acontecendo em sua vida. O jeitinho do menino te conquista e você consegue perceber a sua inocência em relação à vida.


    Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito.
   Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.     Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmodia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda asatividades de seu pai.    "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.*  
   É um que com o passar da leitura você vai ficando cada vez mais ansioso para saber o que está por vir.
   John Boyne o faz sentir como se estivesse lá, muito cativante! Um dos meus favoritos.

* Sinopse retirada da divulgação oficial do livro.

O Menino do Pijama Listrado é da Editora Companhia das Letras, escrito por John Boyle.

Avaliação: ★★★★★

Beijos,

Aninha :)


 Facebook  Twitter  Instagram

0 comentários:

Postar um comentário

Para comentar, é só escrever no quadro abaixo e selecionar seu ID em "Comentar como".

Vou amar saber o que você achou do meu post e se você deixar seu link aqui, quem sabe não visito seu blog também?

Volte sempre :)

Back to Top